Pernambuco

AMUPE reúne prefeitos em Gravatá para debater concessão da Compesa com presença de Raquel Lyra


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, nessa terça-feira (20), a primeira Assembleia Extraordinária de 2026. O encontro está marcado para as 9h, no Hotel Canariu’s, em Gravatá, no Agreste, e deve reunir prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado.

O principal tema da pauta será a concessão dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A governadora Raquel Lyra (PSD) confirmou presença na assembleia e deve apresentar aos gestores municipais os detalhes do modelo adotado pelo Governo do Estado, além dos impactos e desdobramentos do processo para os municípios.

O leilão parcial da Compesa resultou na previsão de cerca de R$ 19 bilhões em investimentos ao longo de 35 anos, distribuídos em dois blocos regionais. O consórcio formado pelas empresas Acciona e BRK Ambiental venceu o lote Pajeú, que engloba 151 municípios. Já o bloco Sertão, composto por 24 cidades, foi arrematado pelo fundo Pátria Investimentos.

As propostas vencedoras somaram aproximadamente R$ 4,2 bilhões em outorgas, valor pago pela iniciativa privada como contrapartida pela concessão. Esses recursos serão divididos entre o Governo do Estado e os municípios contemplados.

De acordo com o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a partilha dos valores seguirá critérios populacionais. Ainda segundo ele, os prefeitos deverão aplicar os recursos obrigatoriamente em investimentos de infraestrutura, reforçando ações estruturantes nos municípios pernambucanos.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.